Olá, pessoal. Para quem ainda não leu o meu último post sobre a viagem a Atibaia, pode acessá-lo clicando aqui.

Neste post vamos falar  sobre mais uma viagem feita pela Ratto’s Bonsai Team. Desta vez ela durou somente um dia e teve como destino dois lugares maravilhosos: a casa do amigo Valdecy Botelho e uma visita ao Horto Florestal Conquista, do simpático Namizo Nakahara. Ambas localizadas num lugar muito lindo do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis.

Marcamos de nos encontrar na casa do Cláudio Ratto as cinco horas da manhã para de lá partirmos para Teresópolis. Dessa vez conseguimos reunir um número maior de integrantes para viajarmos. Fomos eu (para quem ainda não me conhece, sou o Rafael Toscano), Ricardo Andrade, Cláudio Ratto e o Gustavo Pereira. Marcamos com nosso amigo Felipe Dallorto, o mais novo integrante da equipe, de nos encontrar no topo da Serra de Teresópolis para tomarmos um café-da-manhã bem rápido. Para nossa tristeza, não conseguimos encontrar nenhum restaurante ou bar aberto na estrada – quem mandou madrugar?

Serra de Teresópolis

Por volta das 7:00h, na Serra de Teresópolis
  • CASA DO VALDECY

Sem conseguir tomar o café que desejávamos, partimos para o nosso primeiro destino: a casa do Valdecy. Após muitos quilômetros a dentro de Teresópolis, passando por estradas de terra e por diversos morros da região, conseguimos chegar. Todos ficaram maravilhados com a paisagem – não só os que nunca haviam ido, como eu, mas também aqueles que já foram diversas vezes. Lá encontramos o Adriano Oliveira com sua esposa, Flávia, e nosso amigo Luciano Benyakob, que também mora na região.

A casa do Valdecy fica próxima a uma montanha muito linda e a vista é simpesmente incrível (vide as duas fotos abaixo).

Morro - Casa Valdecy

Morro próximo à casa do Valdecy

Paisagem da casa do Valdecy. Próximo ao seu carro, Felipe Dallorto.

Paisagem da casa do Valdecy. Próximo ao seu carro, Felipe Dallorto.

Sendo muito simpático com todos nós, Valdecy nos recebeu com um delicioso café-da-manhã e nos mostrou pacientemente o seu acervo. Ficamos algo em torno de duas horas escolhendo quais plantas cada um iria levar e conversando, obviamente, sobre bonsai. Depois de visitado todo o acervo e plantação decidimos fazer uma “caça” a pedras na região. Para tal, Valdecy nos guiou por uma trilha até uma vertente próxima da casa. Lá, mais uma vez, aproveitamos uma vista incrível e, ainda por cima, coletamos algumas pedras interessantes.

Parte da coleção do Valdecy

Parte da coleção do Valdecy

Da esquerda para a direita: Cláudio Ratto, Luciano Benyakob, Adriano Oliveira e Felipe Dallorto.

Da esquerda para a direita: Cláudio Ratto, Luciano Benyakob, Adriano Oliveira e Felipe Dallorto.

Azaleia e Caliandra Branca - Valdecy

Azaleia e Caliandra Branca – Valdecy

Após coletarmos as pedras e escolhermos nossas plantas, passamos alguns minutos arrumando todos os carros. Com muita vontade de ficar e nunca mais deixar aquele paraíso, tiramos uma foto juntos e partimos para a nossa próxima parada: Horto Florestal Conquista.

Da esquerda para a direita: Cláudio Ratto, Gustavo Pereira, Ricardo Andrade, Valdecy, Felipe Dallorto e eu. No momento da foto o Adriano Oliveira estava encantado com uma Caliandra Espinosa muito bonita.

Da esquerda para a direita: Cláudio Ratto, Gustavo Pereira, Ricardo Andrade, Valdecy, Felipe Dallorto e eu. No momento da foto o Adriano Oliveira estava encantado com uma Caliandra Espinosa muito bonita.

HORTO FLORESTAL CONQUISTA – PLANTAS E YAKISOBA

Localizado na estrada Friburgo-Teresópolis, km 44, Nova Friburgo, o horto do Namizo Yakahara é um local que vende plantas ornamentais, produtos para jardinagem em geral, mudas para reflorestamento e, além disso tudo, todo mês é servido um YAKISOBA simplesmente maravilhoso. Obviamente marcamos nossa viagem para coincidir com um dos dias nos quais o yakisoba seria servido. Para quem quiser visitar o horto e experimentar o yakisoba, deixo abaixo as datas dos próximos meses.

Agosto     – 03 e 04, 17 e 18

Setembro – 07 e 08, 21 e 22

Outubro – 05 e -6, 19 e 20

Novembro – 02 e 03, 16 e 17

Dezembro – 07 e 08

Horário: 12:00h as 16:00h.

De pinheiros negros (estes infelizmente não estão sendo vendidos) a Azaleias, seu acervo é bastante diversificado e, mais uma vez, não conseguimos deixar de levar muitas e muitas plantas.

Horto Florestal Conquista

Horto Florestal Conquista

Algumas azaleias do horto do Namizo.

Algumas azaleias do horto do Namizo.

Depois de “rearrumarmos” os carros com as novas aquisições e desfrutarmos do yakisoba, pegamos mais uma vez a estrada de volta para casa. Fizemos uma parada rápida na serra – dessa vez com as lojas abertas! – para um lanche reforçado e apreciamos a vista serrana do fim do dia.

Serra de Teresópolis ao fim do dia.

Serra de Teresópolis ao fim do dia – 19:00h.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais uma vez o grupo pôde fazer uma viagem muito prazerosa e produtiva. A cada viagem que fazemos queremos mais e mais! Gostaria novamente de agradecer a Cláudio Ratto por tirar as dúvidas de todos e ser muito paciente durante toda a viagem. Gostaria de agradecer também a todos os envolvidos, principalmente ao Valdecy Botelho pela acolhida simpática e calorosa. Espero que voltemos muitas vezes mais e que, a cada dia que passa, novas histórias sejam criadas e a arte do bonsai esteja cada vez mais forte em nossos corações.

Um abraço a todos e até o próximo post

Anúncios